6 dicas para levar uma vida mais sustentável em 2022

Cuidar do planeta Terra e das pessoas que vivem nele é, desde sempre, uma das premissas da Capsula.

Adotar um estilo de vida sustentável para proteger o meio ambiente é uma política por nós incentivada mas entendemos que o desconhecimento e a falta de informação sejam um problema para quem quer começar a dar os primeiros passos na direção de um lifestyle mais verde.

Há pequenos esforços que podemos fazer no nosso dia-a-dia que terão uma repercussão enorme não só na nossa qualidade de vida como também no meio ambiente. Para a ajudar a dar início a esta batalha, a Capsula reuniu algumas dicas num guia para tornar a sua casa e a sua vida mais eco-friendly neste ano que se aproxima.

1. Desligue os dispositivos sempre que não os estiver a usar
Parece óbvio mas a verdade é que muitas das vezes nos esquecemos das luzes ligadas numa divisão onde não nos encontramos ou a máquina do café ligada à tomada. Desligar as luzes e aparelhos quando não são necessários vai torná-la mais amiga do ambiente e da sua carteira.

2. Não desperdice comida
Reduzir o desperdício alimentar passa não só pela compra de produtos estritamente necessários mas também por adotar uma cozinha eficiente. Cozinhar várias refeições e dividi-las em recipientes próprios vai fazer com que tenha sempre as suas refeições preparadas e livres de excessos.

3. Tenha cuidado na hora de lavar a roupa/louça
Lavar a roupa e a louça na temperatura e programa certos evitam estragar as peças/louça e ainda poupam água e energia. Opte por tentar tirar as nódoas da roupa e retirar bem os restos dos alimentos dos pratos para uma lavagem mais eficiente.

4. Compre roupa de forma consciente
Já falamos por aqui muitas vezes em armário capsula. Um roupeiro com as peças chave pode fazer a diferença, não só no seu dia-a-dia como no orçamento mensal. Peças de melhor qualidade refletem-se num guarda-roupa mais duradouro.

5. Deixe o plástico de lado
Provavelmente a medida mais falada quando se aborda a temática da sustentabilidade. Recuse os cafés servidos em copo de plástico e evite comprar alimentos que vêm envolvidos em plástico. Levar o próprio saco para as compras também ajuda a controlar o consumo excessivo de plástico.

6. Opte por partilhar o meio de transporte
Junte-se a uma colega ou a um vizinho que faça o mesmo percurso (ou semelhante) que o seu. Partilhar o transporte vai tornar a sua viagem mais sustentável e ainda poupa dinheiro.

PARA O TOPO