Restaurantes mais verdes, amigos do ambiente

Quantas vezes já se viu indecisa na hora de escolher o restaurante onde vai almoçar ou jantar? E se até à data os fatores que ajudavam a tomar uma decisão passavam apenas por preço, localização e pouco mais, hoje trazemos-lhe mais um fator decisivo a ter em conta: o restaurante que escolheu é eco-friendly? Se a resposta for não, está na hora de mudar!

A verdade é que são cada vez mais os restaurantes que se preocupam com o meio ambiente e que adquiriram práticas como o consumo racional de água, a poupança de energia e a gestão de resíduos, prestando um serviço mais verde.

A Capsula reuniu algumas sugestões em duas das principais cidades do país para lhe facilitar a escolha do restaurante do próximo fim-de-semana:

1. Pedro Lemos

É na Foz do Douro que encontramos o restaurante do Chef Pedro Lemos. O restaurante que conta já com uma estrela Michelin contempla um ambiente moderno e elegante e uma garrafeira de excelência que completa a experiência gastronómica. Os pratos, cuidadosamente preparados pelo Chef, honram a natureza, os seus produtos e sazonalidade dos mesmos.

📍 R. do Padre Luís Cabral 974, 4150-464 Porto
🌐 www.pedrolemos.net/

2. daTerra

Sob a máxima de “Viver bem é viver da Terra”, o restaurante daTerra é uma opção a ter em conta se estiver pela Invicta. A primeira marca de restaurantes vegetarianos do país rege-se por uma visão ecológica e socialmente sustentável. Recorrendo preferencialmente a produtos bio, sempre frescos, o daTerra serve refeições tão saudáveis quanto deliciosas.

📍 R. de Mouzinho da Silveira 249, 4050-421 Porto
🌐 www.daterra.pt/

3. Zenith

Para os que procuram uma opção mais ao estilo de brunch, têm mesmo que experimentar o Zenith. Considerado pelo Trip Advisor como um dos restaurantes mais instagramáveis do Mundo, as opções que vão desde panquecas e ovos bennedict a smoothie bowls e açaí, ali todos os pratos são cuidadosamente confeccionados para lhe garantir uma experiência incrível.

📍 Praça de Carlos Alberto 86, 4050-158 Porto
🌐 www.zenithcaffe.pt/

4. Open Brasserie Mediterrânica

É no Hotel Inspira Santa Marta que o Chef Anderson Miotto cria um variado leque de pratos. O Open Brasserie Mediterrânica apresenta opções desde carne, peixe e risoto e há ainda pratos livres de glúten, opções vegetarianas ou vegan. O único restaurante de Lisboa certificado Gluten-free pela APC assenta sob os princípios de comércio justo e a sustentabilidade à mesa.

📍 R. de Santa Marta 48, 1150-297 Lisboa
🌐 www.openbrasserie.pt

5. The Green Affair

No The Green Affair a questão da sustentabilidade e de um dia-a-dia eco-friendly é tão levado a sério que a carne e o peixe não constam no menu do restaurante. Os hambúrgueres de caril e grão, lasanha recheada com soja e cogumelos e a massa linguini com pesto caseiro, mistura de cogumelos, nozes e tomate cherry são apenas algumas das opções.

📍 Av. Duque de Ávila 30 A, 1000-141 Lisboa
🌐 https://thegreenaffair.eatkitch.com/

6. Viva Lisboa

“Uma cozinha descomplicada, mas elegante, para degustar num ambiente calmo e sofisticado.” É assim que se descreve o Viva Lisboa, um restaurante sustentável bem no coração de Lisboa. Na confeção dos pratos dá-se primazia a produtos frescos, da época e, preferencialmente, de origem nacional.

📍 R. De Dona Estefânia 71, 1150-132 Lisboa
🌐 https://lisboa.neyahotels.com/restaurante/

PARA O TOPO