3 dicas para levar um estilo de vida mais consciente através da moda

Para a Capsula, não só é importante pensar nos materiais com que são criadas as coleções, apostando numa constante procura de novos materiais naturais como a seda e o linho, como também fabricar peças que sejam de qualidade para que possam durar mais e portanto, reduzir o consumo.

Ao comprarmos uma peça de roupa estamos a contribuir para aumentar a pegada da indústria têxtil que se sente, sobretudo, ao nível do consumo da água e das emissões de carbono – para produzir uma simples camisola de algodão são necessários cerca de 2700 litros de água.

1. Praticar o “less is more”
Comprar menos mas com mais qualidade é um dos primeiros passos para contribuir para um planeta mais consciente e cuidado. Peças de melhor qualidade irão naturalmente durar mais tempo e, assim, fazer com que se compre menos.

2. Apostar num guarda-roupa cápsula
Desengane-se quem pensa que estamos a falar de nós. Um guarda-roupa cápsula consiste num armário mais conciso onde praticamente todas as peças combinam entre si. Este conceito permite-lhe conjugar vários looks com poucas peças, evitando excessos.

3. Reciclar, reutilizar, repetir
Começar por fazer uma limpeza no seu guarda-roupa pode ser um bom ponto de partida. Se há peças que já não usa, pode sempre oferecê-las a alguém que as vá utilizar, fazendo com que a vida-útil daquela peça possa continuar intacta. Para além disso, repetir looks não tem que ser um drama, muito pelo contrário.

Pequenos passos para chegar a um final feliz e desejado por todos: uma moda consciente para um amanhã melhor.

PARA O TOPO