Recomendações Capsula: os hotéis em Portugal amigos do ambiente

Marcar férias em cima da hora pode tornar-se num dilema. Na hora de escolher o alojamento são vários os fatores a ter em conta e, sendo o fator sustentabilidade cada vez mais importante, porque não apostar numas férias amigas do ambiente?

Cada vez mais há uma aposta no turismo sustentável e ecológico e os alojamentos estão atentos a isso. Com certeza que já reparou, nos hotéis, nos pedidos para poupar água nos banhos e reaproveitar as toalhas, para que não se gaste água e detergentes desnecessariamente, mas assumir um turismo sustentável e ecológico leva este conceito ainda mais longe.

Veja as sugestões fantásticas que preparamos para si.

Natura Glamping

Dos seus 925 metros de altitude, a vista do Natura Glamping no topo na Serra da Gardunha, no Fundão, é capaz de nos roubar as palavras.

Este alojamento de glamorous camping, com formato geodésico, vai permitir que desfrute de uma experiência única e, ao mesmo tempo, oferecer um conceito ecológico, glamoroso e inovador do Turismo de Natureza.

Os domus da Natura Glamping têm painéis solares fotovoltaicos, usam lâmpadas LED, têm redutores de caudal e temporizadores de água. Aliás, a água proveniente de minas da serra da Gardunha e furo, é monitorizada para consumo dos hóspedes. Além de ser feita a separação do lixo, são usados produtos de limpeza biodegradáveis, assim como oferecidos aos hóspedes produtos de higiene pessoal biológicos (sabonetes, gel de banho, batom de cieiro, etc.) e biodegradáveis.

Ainda, em termos de sustentabilidade, os produtos consumidos no restaurante são produzidos localmente, apostando em produtos sazonais e biológicos.

https://naturaglamping.com/

900x650_Areias-do-seixo

Areias do Seixo

Este é outro exemplo de um alojamento eco-friendly, preocupado com a sustentabilidade e a redução da pegada ecológica. Tem uma horta e um jardim orgânicos e, desde a sua construção, existe uma preocupação ambiental: a integração do edifício aproveita a morfologia do terreno, uso de materiais locais e sistema de geotermia, para aproveitar a temperatura do interior da terra, e cortiça para isolamento térmico. Além do sistema de captação e encaminhamento de águas pluviais, assim como de nascentes, tem um circuito de compostagem, e os hóspedes têm acesso aos consumos de luz, água e gás em tempo real.

Com a política de “zero papel”, tudo o que é possível, é apresentado em formato digital, desde o menu de restaurante à carta de vinhos. E o espaço mostra a reutilização de materiais de obras na criação de peças decorativas.

https://www.areiasdoseixo.com/

900x650_Cocoon Eco Design Lodges

Cocoon Eco Design Lodges

A uma hora de carro de Lisboa, na Comporta, há um empreendimento eco moderno, inserido num pinhal de 30 hectares no sul da Herdade da Comporta, composta por 10 bungalows sustentáveis, concebidos para conviverem em perfeita a harmonia com toda a sua envolvente única.

Com construções contemporâneas e simples, construídas com atenção ao meio ambiente e sustentabilidade dos materiais, cada Lodge proporciona recato e tranquilidade bem como todas as conveniências da vida moderna, como WI-FI. Para além disso, há também uma piscina biológica, uma casa na árvore, uma tenda marroquina, uma horta e uma floresta selvagem sem fim à vista. Se quer fazer férias de praia sem abrir mão do campo, esta é uma ótima solução de estadia para desfrutar a dois, em família ou com amigos possa apreciar as coisas simples da vida.

Com uma enorme área de 300.000 m2 e uma baixa densidade de ocupação, o Cocoon diferencia-se de outros empreendimentos de turismo rural e exemplifica um novo conceito de habitat.​

https://www.cocoonlodges.com/

900x650_Pedras-Salgadas-Spa-&-Nature-Park

Pedras Salgadas Spa & Nature Park

Este ecoturismo tem 12 eco houses e duas tree houses, todas com decoração contemporânea e confortável no interior e grandes janelas.

Cá fora os tons terra das estruturas fundem-se com a natureza e os terraços de madeira são ideais para tomar o pequeno-almoço ou uma bebida ao fim da tarde. Mediante pedido, as eco houses têm serviços de babysitting e também take away.

Há um restaurante, a Casa de Chá, e um espaço de lazer com sala de cinema, snooker, matraquilhos, um bar e um kid’s club para as crianças estarem entretidas. O spa com tratamentos e massagens foi projetado por Siza Vieira e construído no antigo balneário termal.

https://www.pedrassalgadaspark.com/pt/

900x650_Bukubaki Eco Surf Resort

Bukubaki Eco Surf Resort

Bukubaki Eco Surf Resort complementa o melhor da experiência de surf num ambiente familiar com uma oferta de alojamento glamping ecológico, baseada nos princípios da sustentabilidade sem com isso comprometer o conforto. O Bukubaki é o local perfeito para as férias de famílias ativas (com crianças), para pessoas aventureiras que procuram experiências emocionantes, mindfulness e tranquilidade.

As casas suspensas na árvore, a meio caminho entre o céu e a terra, são como ninhos nas árvores, todas equipadas com aquecimento ECO. Inserido no espírito cativante da experiência glamping, as tendas promovem a consciência pela natureza e o regresso do ser humano ao seu eco sistema natural. No interior das tendas reina a simplicidade de uma experiência de Glamping com o conforto de uma cama e mobiliário artesanal.

O restaurante combina o melhor dos sabores do mar e da agricultura orgânica produzida por agricultores locais, numa cozinha confecionada com o amor e sabor que tanto caracterizam a tradição mediterrânea, comum a Portugal e Itália.

https://www.bukubaki.com/

900x650_Santa B†rbara Eco-Beach Resort

Santa Bárbara Eco-Beach Resort

Aninhado entre a serra e o mar o Santa Bárbara Eco-Beach Resort oferece as melhores experiências dos dois mundos, entre a contemplação da montanha que abriga a Lagoa do Fogo e a praia com mais de um quilómetro de areia.

As famílias e os amantes da aventura podem desfrutar de infinitas experiências que transmitem o “viver Açores”, desde os passeios pedestres até à adrenalina de usar pela primeira vez uma prancha de surf, ou simplesmente contemplar os verdes e azuis que são únicos.

https://www.santabarbaraazores.com/

900x650_Sublime Comporta

Sublime Comporta

Nesta herdade, por entre pinheiros-mansos, há 22 novas villas para descobrir, um jardim biológico, dois restaurantes e um spa. No Sublime Comporta Country Retreat & Spa, tudo está em sintonia.

O Sublime nasceu em 2014, numa bonita herdade que se estende por 17 hectares. O hotel tem várias villas com uma interpretação contemporânea das típicas “cabanas da Comporta” – há villas com 2,3, 4 e 5 quartos e todas têm uma piscina privada, lareira interior com saída também para o exterior e terraços próprios virados para o verde e para o nada.

Não deixe de experimentar o restaurante Sem Porta, onde se privilegiam os produtos e produtores locais, os saberes e sabores regionais e nacionais. Pratica-se uma cozinha sazonal, de comunhão e inteiro respeito com a natureza. O Chef utiliza produtos regionais, trabalhando com pescadores, agricultores e adegas locais, dando prioridade a produtos frescos, e sempre que possível, biológicos.

https://www.sublimecomporta.pt/pt/sublime-comporta-beach-club

900x650_Pestana Tr¢ia Eco-Resort & Residence

Pestana Tróia Eco-Resort & Residence

O Pestana Tróia Eco-Resort & Residence, localizado na paradisíaca Península de Tróia, é composto por mais de 180 unidades de alojamento turístico. Estas Villas, pertencentes a proprietários privados e exploradas turisticamente pelo Grupo Pestana, têm um perfeito enquadramento natural, uma decoração própria e uma localização privilegiada que proporcionam aos seus hóspedes uma experiência única.

A envolvência das Villas foca-se na preservação do meio ambiente e das espécies naturais da região, com jardins compostos por plantas autóctones, areia branca e decks de madeira. Procura-se estabelecer uma perfeita harmonia entre as construções e o meio, convidando todos os hóspedes à utilização de veículos sustentáveis, realização de caminhadas nos passadiços e a uma vivência mais ecológica.

https://www.pestanatroia.com/pt/

PARA O TOPO