Mindful consumption: já ouviu falar?

A sociedade atual reconhece que o consumo é sinónimo de felicidade e bem-estar, e até mesmo de prestígio e de status. A nossa sede por ter mais é explorada pelas marcas e, sem darmos por isso, tornam-nos desconectados em relação à origem dos produtos que consumimos, chegando mesmo ao ponto das nossas decisões destruírem a vida de outros e do planeta. A isto se chama mindless consumption ou, por outras palavras, o consumo apenas para nosso próprio benefício. E é aqui que entra o chamado mindful consumption, onde tomamos consciência do nosso comportamento e das suas consequências e, sendo mais ponderados, consumimos para nós, mas também para os outros e para o planeta .

Exercemos muito poder e influência simplesmente pela maneira como escolhemos gastar o nosso dinheiro e são cada vez mais as pessoas que se consciencializaram dos seus padrões de consumo e do seu impacto na sociedade e na natureza. Em vez de acumularem vários produtos e serviços, alguns consumidores procuram agora um modo de vida sustentável, praticando o mindful consumption e acreditando que essa abordagem oferece a verdadeira felicidade.

PARA O TOPO